Ao iniciar o projeto bate uma dúvida diante da infinidade de opções de acabamentos e estilos disponíveis no mercado. Começamos pelo BP, revestimento mais utilizados hoje, que vai desde os tons amadeirados até os neutros e brilhantes; passamos pelas laccas, que podem ter o acabamento satin (fosco) ou shine (brilho) juntamente com as usinagens no estilo provençal ou com vidros de diferentes cores e texturas; e finalizamos nas serralherias que são parte da alta tendência nos dias de hoje.
Para definir o melhor material é necessário avaliar alguns fatores, como: o local onde o móvel será aplicado, a rotina e os integrantes da família, quem irá manusear, com qual estilo você se identifica e o investimento disponível. Alguns itens podem parecer simples, mas são essenciais para nossa consultora propor o melhor acabamento.
O BP é um revestimento melamínico aplicado em um processo de baixa pressão, com uma prensa e resina, nas chapas de MDP e MDF. Todo esse processo torna o material muito resistente à riscos e à água, além de garantir a durabilidade do móvel e da sua beleza.
Ele pode ser aplicado em tudo, desde os armários do quarto e da sala de tv, até a cozinha e os banheiros. Se encontra disponível em diversos acabamentos detalhados, com desenhos e texturas exclusivos, onde podemos explorar as combinações nos móveis planejados.
O auto brilho tem um detalhe extra: ele recebe uma lâmina com a textura glow para dar um efeito de espelho na peça e garantir a mesma resistência das demais.
Os BP´s recebem o processo de fitagem de borda através de uma máquina que aplica a hot melt, uma cola que derrete quando entra em contato com o calor e se fixa com a pressão, selando a chapa e mantendo a qualidade do material.
LACCA
A Lacca é uma pintura automotiva feita sobre uma peça de MDF. São aplicadas 5 camadas de tinta através de um processo industrial automatizado de alta tecnologia para um acabamento perfeito, sem diferenças de tonalidade. No caso da lacca shine, temos uma camada extra de verniz para garantir o brilho. Após pintadas, as peças passam por um processo de polimento. Diferente dos BP’s que tem fita borda, uma peça laqueada recebe a pintura na borda, ficando com um acabamento abaulado trazendo mais sofisticação para o móvel.
Esse material é mais delicado, por isso não pode ser aplicado em qualquer local. Nossas consultoras recomendam sempre o uso em painéis de tv, frentes de móveis e nichos. No geral, locais onde não corremos o risco constante de ocorrer algum atrito.
PROVENÇAL
Também produzido em MDF com acabamento em lacca acetinada, a linha provençal recebe uma usinagem na peça, fazendo desenho das molduras características do estilo clássico. Com toda certeza deixa qualquer ambiente mais bonito!
Ainda nessa linha, conseguimos mesclar a moldura com frente em vidro para usar em cristaleiras iluminadas, trazendo um diferencial para as cozinhas.
VIDRO
Os móveis também podem ter frentes em vidro. O mais utilizado é o espelho, um grande aliado para trazer a sensação de amplitude nos espaços. Mas existe uma grande variedade de acabamentos.
O vidro reflecta, por exemplo, é muito utilizado em cristaleiras, porque ele tem uma característica espelhada. Quando combinado com a iluminação, ele revela o interior do móvel de maneira delicada através da transparência.
A tendência atual traz vidros texturizados novamente, como os canelados e jateados, principalmente em ambientes com estilo industrial.
SERRALHERIA
Os móveis com detalhes metálicos estão sendo muito utilizados para trazer mais leveza e personalidade para os móveis. A serralheria combina bem desde os estilos industriais até os mais clássicos, mas tudo vai depender da cor do acabamento e da combinação feita.
São muitas possibilidades de utilização de materiais e acabamentos para chegar ao ideal em cada ambiente. Por isso é tão importante contar com profissionais especialistas no que fazem para que, através da consultoria do móvel planejado, possam avaliar e propor o que vai ser melhor de acordo com o perfil de cada família.
Quais acabamentos você gostaria de conhecer um pouquinho mais? Me conta nos comentários.